Perguntas Frequentes
O QUE É CONSÓRCIO ?
É a reunião de pessoas (GRUPO) com a finalidade de comprar um BEM (móvel ou imóvel - CASA, CARROS, MOTOCICLETAS, etc), sem pagar JUROS.
Estas pessoas (CONSORCIADOS), se cotizam (cada uma adquire uma COTA), daí surgem os termos GRUPO e COTA.
Todas as REGRAS são definidas e fiscalizadas pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL, que também fiscaliza as empresas Administradoras de Consórcios.
QUEM PODE ADERIR (COMPRAR UMA COTA DE CONSÓRCIO) ?
Pessoas Jurídicas ou Físicas
O QUE SE PAGA MENSALMENTE?
Uma porcentagem DO BEM, SEGURO DE VIDA e TAXA DE ADMINISTRAÇÃO
No consórcio NÃO se paga juros.
O QUE É PORCENTAGEM DO BEM?
O valor do BEM para qual é formado o GRUPO tem seu valor de 100% fracionado no prazo escolhido, o consorciado pagará uma porcentagem, exemplo: num prazo de 60 meses o consorciado paga a fração de 1,666% deste BEM mensalmente.
O QUE É SEGURO DE VIDA PRESTAMISTA?
É o seguro existente nos financiamentos de casas, carros, etc, que visa dar segurança ao CONSORCIADO caso aconteça algum imprevisto que impossibilite o pagamento. A sua cota de consorcio poderá ser quitada estando protegida por este seguro.
O QUE É TAXA DE ADMINISTRAÇÃO ?
É a remuneração que se paga para uma empresa formar e administrar o GRUPO, organizando as assembléias (sorteios e Lances), emitindo os boletos, fazendo a cobrança e fazendo a administração financeira do GRUPO
O QUE É ASSEMBLÉIA?
É a reunião mensal que se faz com os consorciados a fim de determinar a CONTEMPLAÇÃO
O QUE É CONTEMPLAÇÃO?
É a regra pré-definida na qual se contempla o consorciado deixando apto a receber a CARTA DE CRÉDITO
O QUE É CARTA DE CREDITO ?
É o documento que o consorciado recebe da empresa de consórcio para comprar o bem
QUAIS AS FORMAS DE CONTEMPLAÇÃO ?
Pelas regras pré-definidas se obedece a seguinte ordem: SORTEIO E LANCE:
Os LANCES podem ser: LANCE LIVRE, e eventualmente alguns consórcios também tem a modalidade LANCE LIMITADO
SORTEIO - Na assembléia mensal através de um sorteio (globo com bolinhas numeradas), através das regras pré-definidas, sorteia-se um número de COTA que receberá a CARTA DE CREDITO para a compra do bem
LANCE LIVRE - É uma forma de contemplar um consorciado através de um valor extra (além da prestação mensal) que é ofertado na assembléia e dependendo do saldo de caixa do grupo poder contemplar mais um consorciado (além do SORTEIO ) apto a receber a carta de crédito. Ganha (tem o direito de receber a carta de credito) o consorciado que ofertar a maior porcentagem do bem ( valor do crédito + taxa de administração)
LANCE LIMITADO - Quando existir esta forma de contemplação no GRUPO ela obedece as mesmas regras do LANCE LIVRE ) também depende de ter saldo no caixa), e como o próprio nome diz é LIMITADO, e como existe limite pode haver mais de um consorciado que oferta o mesmo lance. Quando ocorre isto o critério de desempate é a COTA (número) que mais se aproximar da COTA sorteada no sentido horário.
O QUE É EXIGIDO NA ADESÃO AO CONSÓRCIO ?
Somente dados (pessoais e profissionais), e pagamento da 1a parcela do plano escolhido que é a entrada
O QUE É EXIGIDO NA CONTEMPLAÇÃO (SORTEIO OU LANCE) ?
Cópia de documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de renda igual ou superior a 3 (tres) vezes o valor da parcela do plano escolhido
QUANDO CONTEMPLADO TENHO QUE COMPRAR SOMENTE O BEM OBJETO DO GRUPO ?
Exceção de grupos específicos, quando se tratar de BEM móvel (carros e motocicletas), o consorciado poderá comprar veículos novos e usados (observando as regras pré-estabelecidas)
COMO SE DÁ A COMPRA E O PAGAMENTO DO BEM ?
Quando o consorciado é contemplado e atende todas as exigências quanto a documentação, recebe a CARTA DE CRÉDITO, que lhe confere o direito de escolher o BEM que quer comprar com poder de negociar preços, conseguir descontos, vantagens, etc, uma vez que a CARTA DE CREDITO é praticamente um "cheque" a vista da empresa de consórcios.
O consorciado tem liberdade total, pode comprar de particular, de Loja, de concessionária, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. Uma vez escolhido o BEM e acertados preços e condições, comunica a empresa de consórcio que após providências documentais, faz o PAGAMENTO direto ao VENDEDOR.
O CONSORCIADO PODE TER RESTRIÇÃO DE CRÉDITO ( SPC / SERASA ) ?
Na adesão ao consorcio, diferentemente de financiamentos bancários a empresa de consórcio não faz consulta ao SPC/SERASA, podendo fazer a adesão mesmo com restrição no nome. Quando o consorciado for CONTEMPLADO no grupo (sorteio ou lance), se ainda estiver com restrição no nome, para receber a carta de crédito terá que apresentar um avalista que não tenha restrição no nome e comprove renda igual ou superior ao valor de 3 vezes o valor da parcela do plano escolhido.